01 dezembro 2010

Vida ou morte


No Brasil, é fácil falar sobre qualquer coisa. Porém, quando o tema é descriminalização do aborto, ou seja, dar à mulher o direito de interromper legalmente a gestação, tudo muda de figura. A hipocrisia é geral.
O tema aborto dominou o debate nas últimas eleições e ainda está bem fresco na memória de todos. O Papa chegou ao ponto de enviar uma mensagem especialmente ao Brasil solicitando que não votassem em candidatos que apoiassem a interrupção legal da gravidez.
É interessante observarmos que em apenas 26% dos países do mundo o aborto ainda é crime. Cabe salientarmos que estes países estão na América Latina, África e Ásia, que normalmente são dominados por ditaduras religiosas, econômicas e políticas. Para que tenhamos uma ideia, todos os países da Europa, inclusive a Itália (sede da igreja romana), deixaram de condenar as mulheres por causa do aborto. Portugal foi um dos últimos.
Infelizmente, há uma estimativa de que 20 milhões de abortos em condições inseguras são feitos anualmente no mundo, e que aproximadamente 70 mil mulheres morrem nesses procedimentos ilegais. Não há como saber o número daquelas que sofrem traumas físicos e psicológicos por serem atendidas clandestinamente.
Não estamos, em hipótese alguma, promovendo o aborto, uma vez que podemos imaginar quão difícil é para uma mulher tomar esta decisão. Porém, imagine quantas provocam o aborto em casa sem assistência alguma, por meio de métodos perigosos com medicamentos vendidos ilegalmente e que acabam trazendo uma série de problemas. Enquanto outras procuram verdadeiros ‘açougues’ sem nenhuma garantia.
Imagine você, o mundo como um grande navio e nele todas as classes de gente. Todos com seus problemas, suas preocupações, suas riquezas, suas dívidas, suas esperanças e frustrações. De repente, sem ninguém perceber, uma grande pedra se aproxima. Tudo bem, você está pensando no Titanic, pode ser... Mas, o ponto é que uma grande tragédia está para acontecer. Em breve, toda aquela beleza irá afundar. Começa a entrar água aos poucos sem que ninguém veja o buraco feito pelo iceberg. O comandante, no entanto, sabe o que está por vir. Assim é o mundo e as pessoas.
Quantos estão morrendo sem chance de salvação devido à ignorância daqueles que deveriam se preocupar com a vida dos que estão afundando?
Com que olhos Deus vê a situação do aborto? Com certeza, compadecido com aquelas que são apedrejadas pelos hipócritas e fariseus. Pois, os religiosos de hoje têm a mesma visão bitolada daqueles que quase mataram a mulher adúltera (João 8:1).
Bispo Gonçalves

Nenhum comentário: