21 março 2011

ONU: comunidade internacional deve falar com apenas uma voz sobre a Líbia

CAIRO — A comunidade internacional deve falar com apenas uma voz sobre a Líbia, afirmou nesta segunda-feira no Cairo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, um dia depois da Liga Árabe ter criticado os bombardeios da coalizão internacional contra o país dirigido por Muamar Kadhafi.
"É importante que a comunidade internacional fale com apenas uma voz sobre o cumprimento da resolução", afirmou Ban em referência à decisão do Conselho de Segurança da ONU de autorizar uma intervenção militar contra o regime de Kadhafi para proteger os civis.
Ban explicou que "as fortes e decisivas medidas" foram possíveis graças ao apoio da Liga Árabe em 12 de março. Uma zona de exclusão aérea foi estabelecida sobre o território líbio.
O secretário-geral da Liga Árabe, o egípcio Amr Musa, afirmou nesta segunda-feira que seus comentários sobre a ofensiva foram "mal intepretados". Ele disse no domingo que os bombardeios da coalizão internacional contra a Líbia se afastavam do "objetivo que passa por impor uma zona de exclusão aérea".
"Estamos comprometidos com a Resolução 1973 da ONU e não temos nenhuma objeção a respeito, mais concretamente, à não invasão do território líbio", declarou Musa.
"Estamos trabalhando em coordenação com as Nações Unidas para proteger os civis na Líbia", completou.

Nenhum comentário: