03 março 2014

Em 2014, o juiz da partida é você

Chegou a hora de o brasileiro ser protagonista da história deste País. Mais uma vez vamos às urnas em outubro para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Mais que isso: temos um reencontro com nossas escolhas do passado e um confronto com o que queremos para o futuro. Estamos preparados?

Ao tomarem as ruas em junho do ano passado, os brasileiros mostraram que, se quiserem, têm a força de um gigante. O voto é uma ferramenta essencial à democracia, mas cobrar dos seus representantes e participar do dia a dia dos governos é a postura mais adequada de quem quer um país melhor. Não é suficiente reclamar à espera de um milagre. Temos que agir.

Os olhares do mundo todo estarão voltados para o Brasil por conta da Copa do Mundo de Futebol. Nosso maior desafio não será conquistar o hexacampeonato. O que ocorrer dentro de campo não influenciará em nada a vida dos cidadãos desta nação. A diferença estará em como vamos tratar nossos “convidados” e o que ficará de legado para o povo.

urna Em 2014, o juiz da partida é você

Nossos aeroportos atenderão à demanda? O trânsito e o transporte público serão eficientes? A segurança estará garantida? Essas são algumas das dúvidas recorrentes que têm nos preocupado. Vamos além: As conquistas eventualmente alcançadas serão permanentes? Ou faremos uma Copa “para inglês ver”?

Muito além de obras e serviços públicos, o povo brasileiro quer se reencontrar com a dignidade política. A corrupção entranhada nos poderes amesquinha a discussão ideológica de país. Cada cidadão de bem tem o dever de trabalhar para ajudar a reverter esse quadro. Sem dúvida a política partidária é o espaço adequado para começarmos essa reforma moral.

Sabemos que fazer do Brasil um país mais justo é um grande desafio. O caminho é longo e a subida é íngreme. Mas é preciso dar os primeiros passos rumo à esperança. Não podemos mais ser reféns da eterna disputa entre dois partidos, entre “nós” e “eles”. Nosso povo é muito maior do que a rixa entre “vermelhos” e “azuis”.

Por isso o título mais importante para o brasileiro em 2014 não será o de campeão mundial, mas sim o de eleitor. É com ele que você decidirá os rumos do Brasil para os próximos quatro anos. Estará em suas mãos o destino dos nossos representantes. Você será o “juiz” desta “partida”.  Vamos juntos mostrar o “cartão vermelho” para a corrupção.


Nenhum comentário: