08 outubro 2014

Corpo de homem morto por ebola nos EUA será cremado em esquema de segurança


Epidemia de ebola na África provoca temor mundial275 fotos

269 / 275
8.out.2014 - O liberiano Thomas Eric Duncan morreu em decorrência do ebola nesta quarta-feira (8), depois de ficar isolado no hospital Presbiteriano do Texas, em Dallas, desde a semana passada. A informação é do governo dos EUA. Duncan foi primeiro caso notificado de ebola fora da África. Ele contraiu a doença em Monróvia, capital liberiana, onde vivia, ao socorrer uma grávida que morreu de ebola. A imagem de arquivo mostra Duncan em um casamento em Gana Leia mais Wilmot Chayee/AP

O corpo de Thomas Eric Duncan, 42, o liberiano que morreu em consequência do ebolano Texas, nesta quarta-feira (8), será transportado em uma camada dupla de proteção, dentro de dois sacos apropriados selados, para de ser cremado, informou o Departamento de Saúde do Texas. Segundo o órgão, os familiares concordaram com o procedimento.

"O processo de cremação matará qualquer vírus que estiver no corpo, portanto as cinzas poderão ser devolvidas à família. Não é necessário usar trajes protetores para manusear os restos após a cremação", afirmou sem dizer o local da cremação.

Duncan foi diagnosticado depois de chegar na cidade do Texas, proveniente da Libéria, em 20 de setembro, para visitar sua família. Ele contraiu o vírus em Monróvia, capital liberiana, onde vivia, ao socorrer uma grávida que morreu de ebola, dias antes de partir para os EUA. Desde o dia 28 de setembro ele estava na área de isolamento do hospital e recebendo o medicamento experimental Brincidofovir.

O CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos) e autoridades estaduais e locais vão coordenar o transporte do corpo.

O corpo de Duncan deve ser envolto em uma mortalha de plástico e não deve ser lavado. O protocolo exige que ele seja colocado em um saco plástico à prova de vazamentos com zíper e, em seguida, em um segundo saco. O quarto onde ele esteve será desinfetado.

Os profissionais que farão o transporte terão de usar os EPIs (equipamentos de proteção individual), como macacões, aventais, óculos e viseiras que impeçam qualquer contato da pele com o corpo do morto, com exceção do motorista. Depois do processo, terão de tirar a roupas que serão infectadas e lavar as mãos.

O cuidado deve ser cauteloso, pois mesmo depois da morte do doente, o vírus ebola permanece vivo e altamente contagioso.

Saiba mais sobre ebola
  • O que é o ebola?
    A doença é causada pelo vírus ebola e pode levar a morte até 90% dos doentes. Tem sintomas como febre, vômito, diarreia e hemorragia.
  • Como se contrai o vírus?
    O ebola é transmitido pelo contato direto com sangue e fluídos corporais (suor, urina, fezes e sêmen) de pessoas contaminadas e de tecidos de animais infectados.
  • Quais países têm mais casos de ebola?
    Guiné, Libéria e Serra Leoa vivem surtos de ebola, e há casos na Nigéria. EUA e Espanha levaram compatriotas infectados para tratamento em seus países.
  • O ebola pode chegar ao Brasil?
    Uma pessoa infectada pode entrar no país, mas só poderá infectar alguém quando estiver com os sintomas; dado isso deve ser levada a um hospital onde será isolada.
  • O ebola tem cura?
    Não. Existem apenas remédios e vacinas experimentais sendo testadas no Canadá e nos Estados Unidos. O tratamento consiste em amenizar os sintomas.


Nenhum comentário: