26 novembro 2014

PRB seguirá unido na disputa pela Presidência da Câmara, garante Pereira

Marcos Pereira e os 21 deputados federais eleitos pelo PRB: bancada unida

Marcos Pereira e os 21 deputados federais eleitos pelo PRB: bancada unida

O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, garantiu nesta noite (25) que o partido deve seguir unido na decisão pela Presidência da Câmara. Ele reuniu pela primeira vez em Brasília os 21 deputados federais eleitos em outubro para dar as primeiras coordenadas à bancada. Em acordo com os parlamentares, Pereira e o líder do partido na Câmara, George Hilton (MG), estarão à frente das negociações com as candidaturas já colocadas.

A eleição da Presidência é o primeiro passo da nova legislatura, que se inicia em fevereiro. O objetivo do PRB é conseguir espaços na Mesa Diretora e nas comissões da Casa, além da relatoria de projetos. Dessa forma, o partido passa a ter voz nas discussões mais importantes do Congresso Nacional. “Na ocasião da minha posse como presidente do PRB eu disse que daria a vida para fazer do partido protagonista da política brasileira”, lembra Pereira.

O presidente republicano tratou de forma breve a respeito da reforma política, assunto que pretende aprofundar após os parlamentares tomarem posse, e pediu para que os deputados tratem o tema de forma “detalhada e comprometida”. Pereira também deve conduzir junto aos deputados a indicação do novo líder da bancada. A ideia é que o nome seja consenso e que mantenha a unidade do partido na Câmara.

PRB quer falar de futuro com Dilma

PRB quer falar de futuro com Dilma

Partido espera mais que Pesca no governo

Aliado da presidente Dilma Rousseff, o PRB espera ser contemplado com um ministério maior que o da Pesca e Aquicultura. O partido quase triplicou sua representação na Câmara Federal (de oito para 21 deputados) e quer participar mais ativamente do próximo governo. “Já manifestei ao (ministro Aloizio) Mercadante que o PRB quer ampliar o atual espaço. Estou aguardando uma audiência com a presidente Dilma para tratar do nosso futuro”, disse Marcos Pereira.

O líder republicano também articula a composição de um bloco na Câmara, o que aumentaria a força do partido nas decisões da Casa e junto ao governo. Pereira tem conversado com presidentes de outros partidos e pode formar bloco que deve ter entre 35 e 45 deputados. “Não adianta fazer um bloco de ‘faz de conta’. Temos que ocupar os espaços e fazer a diferença, essa é a proposta do PRB”, explica.

Aliado, não subserviente

Embora o PRB seja aliado desde o segundo mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva, Marcos Pereira disse à presidente Dilma Rousseff que “seria aliado, não subserviente” e que “o partido não votará a favor de temas que forem ruins ao país”. Ele lembrou que a indicação ao Ministério da Pesca foi um acordo em 2010 entre Dilma, o ex-vice-presidente José Alencar (já falecido) e o senador Marcelo Crivella (RJ). E foi cumprido tardiamente.

PRB planeja o futuro

O presidente Marcos Pereira recordou que o sucesso do partido nessas eleições foi fruto de planejamento realizado ainda em 2011, menos de dois meses após sua posse no PRB. A ata da primeira reunião, também assinada pelo ministro Eduardo Lopes, presente à reunião, previa resultado semelhante ao obtido em outubro. “Peço que vocês planejem seus mandatos. Vamos planejar e executar”, finalizou.

Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional

Fotos: Douglas Gomes – Agência Nacional – PRB

Nenhum comentário: