16 maio 2018

Flávio Rocha - Pré-Candidato a Presidência da República

 

Quem é Flávio Rocha? 


Nascido em 14 de fevereiro de 1958, no Recife (PE), Flávio Gurgel Rocha é um empresário brasileiro. Casado e pai de quatro filhos, atualmente exerce a função de CEO do Grupo Guararapes, que integra a Rede de Lojas Riachuelo, Confecções Guararapes, Midway Financeira, Transportadora Casa Verde e Shopping Midway Mall. O conglomerado é um dos 15 maiores empregadores do país, com 40 mil colaboradores.
Com poucos meses de vida, mudou-se para Natal (RN). O pai, Nevaldo Rocha, já vivia entre negócios de industrial e comerciante nas duas cidades. O motivo da mudança do Recife para Natal foi buscar melhores condições de implementação da operação industrial. Aos 8 anos, veio com a família para São Paulo. “A indústria vendia para o Brasil todo e tudo acontecia em São Paulo”, disse ele.
Rocha lembra de sua chegada ao colégio Dante Alighieri e do preconceito em relação ao seu sotaque. Tímido, costumava ter as melhores notas da sala e não gostava de ser superado nos boletins. Estudou Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas.
Pouco menos um ano antes de completar o curso na FGV, Flávio largou o curso para se dedicar ao trabalho no grupo da família. Algo que ele se arrepende até hoje. “Apesar de alguns exemplos de gente que se fez fora da universidade, como Steve Jobs e Mark Zuckerberg, o embasamento acadêmico é fundamental.” O empresário fez cursos de extensão, especialmente na Harvard Business School.

O empresário


A atuação desde cedo no Grupo Guararapes foi um dos motivos de ter deixado a faculdade antes do término do curso. “Eu me envolvi precocemente com o trabalho e quando você acaba dedicando mais tempo ao trabalho, a vida real parece muito mais fascinante”. Era a época da Pool (marca de jeans própria) e esse trabalho o obrigava a ter constantes viagens e faltar às aulas.
A partir dos 14 anos, Flávio já saía das aulas do Dante direto para uma salinha na sede do grupo em São Paulo. O grupo mantinha uma fábrica em Mossoró, no Rio Grande do Norte. No varejo, a operação era realizada com as Lojas Super G, de Guararapes. Esta rede foi uma das pioneiras no sistema de franquias e chegou a 300 lojas no país.
Paralelamente, o Grupo Guararapes já havia adquirido as lojas Riachuelo. O objetivo da companhia era transformar a Riachuelo em um canal de escoamento da produção industrial. “O legado que a minha geração recebeu foi uma belíssima operação têxtil, a maior confecção do Brasil, acoplada à operação de tecelagem propriamente dita, a Guararapes, além da rede Riachuelo, que já estava em todas as regiões, e mais tarde da área financeira”.
Além da atuação à frente do Grupo Guararapes, Flávio Rocha foi um dos fundadores do IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo). Presidiu a instituição durante quase uma década. Ele integra a lista dos 500 mais influentes da indústria da moda, de acordo com a revista Business of Fashion (BoF). Além disso, participa dos conselhos da Fiesp, IEDI e órgãos setoriais ligados à indústria e ao varejo.
Ele coleciona indicações junto a revistas de negócios do Brasil. Em 2016, foi escolhido pela revista IstoÉ Dinheiro o empreendedor do ano na categoria Varejo. Já teve a mesma distinção pela própria Dinheiro em 2013, assim como pela Época e Forbes Brasil. Sempre entre os CEOs mais influentes da economia nacional.

 

O político


Entre a juventude e o auge como CEO do Grupo Guararapes, Flávio Rocha teve uma carreira como político. Foram duas legislaturas (1987-1990 / 1991-1994) como deputado federal e membro da Assembleia Nacional Constituinte – sua grande motivação para a entrada na política. Desde a juventude, sempre teve inclinações liberais. Foi defensor da emenda constitucional do Imposto Único. Rocha chegou a lançar a candidatura a presidente da República em 1994. Porém, seu partido optou por apoiar Fernando Henrique Cardoso.
No dia 27 de março de 2018, Flávio Rocha se filiou ao Partido Republicano Brasileiro (PRB) em solenidade realizada em Brasília, com a presença do presidente nacional do partido, o advogado Marcos Pereira, além de toda a bancada de deputados federais e de senadores.
No mesmo dia, o PRB anunciou oficialmente a pré-candidatura de Flávio Rocha à Presidência da República. “Antes que venha a pergunta: É para valer? Sim, é para valer. É para ser vice? Não, é para ser candidato à Presidência da República”, afirmou o presidente do PRB, o ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, na ocasião.
https://www.prb10.org.br

Nenhum comentário: