03 março 2014

Apple não é líder em vendas de tablets. E agora Tim Cook?

Números divulgados pelo Gartner mostram que a maioria dos tablets vendidos em 2013 foi, pela primeira vez, de Androids

São Paulo – Essa é para estragar o carnaval de Tim Cook, presidente-executivo da Apple. Hoje, a consultoria de mercado Gartner liberou os números sobre as vendas de tablets em 2013. A maior notícia que vem deles é que a Apple não lidera mais o mercado com seus iPads.

Até 2012, a Apple era a força dominante nas vendas de tablets. Mesmo competindo com uma infinidade de dispositivos rodando Android, seus poucos modelos de iPads comandavam 52,8% das vendas mundiais nessa categoria. Já os produtos com Android ficavam com a segunda posição, responsáveis por 45,8% das vendas.

De 2012 para 2013 houve um aumento impressionante no volume de vendas de tablets rodando o sistema do Google. Se em 2012 foram 53,3 milhões, em 2013 o número ficou em 120 milhões. Um aumento de 127%. Com isso, os tablets com Android ultrapassaram aqueles com iOS e passaram a ocupar a ponta na porcentagem de vendas, com 61,9% do mercado.

Participação no mercado por sistema operacional20132012
Android61,9%45,8%
iOS36,0%52,8%
Microsoft2,1%1,0%
Outros0,1%0,3%

Apesar disso, a venda de iPads aumentou entre os dois anos. O salto foi de 61 milhões para 70 milhões. Não foi, no entanto, o suficiente para manter os iPads superiores ao número de Androids vendidos.

Tomando as fabricantes separadamente, a Apple continua líder. Aparentemente, a liderança não será dela por muito tempo. Ao todo, foram vendidos mais de 70 milhões de iPads em 2013. A segunda colocada, Samsung, vendeu 37 milhões de tablets.

Esse volume de vendas deve ter acendido um sinal amarelo (ou vermelho) sobre a cabeça de Tim Cook e outros executivos da Apple. Isso pois o aumento de vendas foi de mais de quatro vezes. Em 2012, a empresa sul-coreana havia vendido 8,5 milhões de tablets. Essa situação parece repetir o filme do que aconteceu no mercado de smartphones, que a Samsung lidera com folga hoje.

Outro segmento com alto crescimento e que mostra o comportamento e os interesses de uma parcela grande de consumidores é a de marcas menos conhecidas. Elas foram responsáveis pela venda de 60 milhões de tablets (contra 30 milhões no ano anterior). Esses dispositivos costumam ser menos refinados, com preço mais baixo e rodando Android. O mesmo comportamento se viu anteriormente no mercado de smartphones.

Participação no mercado por fabricante20132012
Apple36,0%52,8%
Samsung19,1%7,4%
Asus5,6%5,4%
Amazon4,8%6,6%
Lenovo3,3%1,9%
Outras31,0%25,8%
 

Após perder a liderança no mercado de smartphones, o cenário parece se repetir para a Apple nas vendas de tablets também. Nem mesmo o lançamento de diferentes versões de aparelhos (como iPhone 5c e o iPad mini) parecem ajudar a empresa nos dois mercados. Nesse momento, alguns acionistas da empresa devem pensar: que saudades de Steve Jobs.

Nenhum comentário: