23 março 2014

Campeão em corrupção

O Brasil é um País corrupto. Segundo o Índice de Percepção de Corrupção (IPC), divulgado no final de 2013 pela Transparência Internacional, nosso país está na 72ª posição entre 177 nações avaliadas. Em comparação com o ano anterior, perdemos três posições. Em vez de melhorar, a situação só piorou. O desafio é grande, mas é isso que temos que mudar.

Sabemos que a corrupção é endêmica no Brasil, ou seja, ela é constante e está em todos os lugares. Desde o “gato” na TV a cabo do vizinho ao suborno de um policial para não ser multado por uma infração de trânsito, passando pela compra de produtos falsificados ou uma simples furada de fila, a maior parte dos brasileiros comete algum ato corrupto todos os dias. É o que chamamos de “jeitinho”.

Na política a situação se repete. Não é necessariamente o poder que corrompe as pessoas. São pessoas já corrompidas na própria essência que alcançam o poder por meio do seu voto. É tênue a linha que separa o político corrupto do cidadão comum adepto do “jeitinho”. Portanto, todos somos responsáveis pelos “pecados” diários cometidos contra o bem comum.

Apesar do cenário catastrófico, há gente de bem trabalhando para mudar o Brasil. Em cada canto desse país existem brasileiras e brasileiros cansados de tanta esculhambação. Precisamos reagir e colocar nossa sociedade em ordem rumo ao progresso.

Você e eu temos a missão de mudar nosso país. Cada cidadão de bem representa um tijolo na construção desta nação. A única forma de mudarmos essa triste realidade é começando por nós mesmos. O Brasil não é formado apenas por estados e cidades, com prédios e edificações. Ele é formado por pessoas com sonhos e esperanças.

Seja na educação de um filho, seja no auxílio ao necessitado, no respeito à natureza, no trato com a coisa pública, enfim, a toda hora e em todo lugar temos que trabalhar para fazer o que é certo. Sem dúvida alguma, compete aos homens públicos o exemplo e a liderança dessa jornada. Por isso, estamos fazendo nossa parte. Você também pode e deve participar da construção do novo Brasil.

Marcos Pereira - Presidente Nacional do PRB10

http://www.universal.org


Nenhum comentário: