22 março 2014

Ministro vai vistoriar novo aeroporto

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, estará no Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira (24) para vistoriar as obras do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, que tem data de inauguração prevista para 15 de abril. De acordo com a secretaria, a vistoria faz parte de uma série de inspeções aos aeroportos da Copa, iniciada no começo deste ano. O secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys e representantes da Casa Civil, do Ministério do Planejamento e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) também participam da vistoria. 
Alex FernandesAté o dia 14 de março deste ano, o novo aeroporto, que vai substituir o Augusto Severo, no RN, estava com 89% das obras concluídas
Até o dia 14 de março deste ano, o novo aeroporto, que vai substituir o Augusto Severo, no RN, estava com 89% das obras concluídas

Até o dia 14 de março deste ano,  o novo aeroporto, que vai substituir o Augusto Severo, no Rio Grande do Norte, estava com 89% das obras concluídas. De acordo com o consórcio Inframérica, que está construindo e vai administrar o empreendimento, as equipes que trabalham no local estão na fase de “acabamentos finos e instalações finais”. “O aeroporto entrará em operação em 15 de abril deste ano”, garantiu, em nota encaminhada no dia 14, à TRIBUNA DO NORTE.

Para garantir o início das atividades dentro do prazo, as obras estão sendo homologadas por etapa, segundo informações da Anac. De acordo com a Agência, só após a conclusão dos trabalhos da concessionária será possível, porém,  trabalhar com a data exata de abertura do aeroporto às operações. “Quando os trabalhos da concessionária se encerrarem, a Anac realizará a homologação final do aeroporto, para que possamos trabalhar com a data exata”, afirma. “Ressaltamos que a homologação dependerá da análise e aprovação de diversos aspectos de infraestrutura aeroportuária e de segurança operacional pelas áreas técnicas da Agência”, acrescenta.

Pelo contrato de concessão, o consórcio Inframérica tem até janeiro de 2015 para entregar o aeroporto operacionalizado. A decisão de antecipar o cronograma e abrir a estrutura ao público em abril deste ano – antes da Copa do Mundo, que ocorre entre junho e julho e terá Natal como uma das sedes - partiu do consórcio, segundo a Anac.

Obras
Atualmente, estão sendo instalados, por exemplo, carpetes, forros, revestimentos, iluminação e mobiliário. Foi iniciada a parte de paisagismo e obras internas de lojas. O estacionamento, segundo o consórcio, está na parte final de asfaltamento e em seguida virão a pintura e sinalização das faixas que demarcam as vagas e o fluxo do estacionamento.

Todos os equipamentos e sistemas de navegação aérea e controle de voo estão implantados e em testes. As escadas rolantes já foram instaladas e testadas. Já elevadores, sistema de bagagem e de raio-x estão em instalação, assim como os sistemas de ar-condicionado e combate a incêndio. 

SAIBA MAIS
O Aeroporto Governador Aluízio Alves começou a ser concebido nos anos 90, mas devido a indisponibilidade de recursos públicos para a obra, foi concedido à inciativa privada em 2011 - foi o primeiro do Brasil a passar pelo processo de concessão. A concessionária escolhida para construir e administrar o empreendimento durante 28 anos foi o consórcio Inframérica, que conquistou o direito em leilão, com um lance R$ 170 milhões, 228,82% acima do valor mínimo estipulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto atual do Rio Grande do Norte, o Augusto Severo, em Parnamirim, vai deixar de operar voos comerciais e deve ser entregue à Força Aérea Brasileira em data ainda indefinida, após a Copa. No que diz respeito às obras de acesso ao novo aeroporto, a construção foi licitada em 2010 e deveria ter começado em outubro de 2011, com previsão de conclusão em 15 meses. A obra, no entanto, só foi iniciada em 2013 e, segundo o governo do estado, será entregue até o dia 15 de abril. Um dos problemas que o projeto dos acessos enfrentou foi a desistência da Queiroz Galvão, ganhadora da licitação. A EIT Engenharia, segunda colocada, acabou sendo chamada para assumir o serviço. 

Nenhum comentário: