22 março 2014

Nova pesquisa Ibope mostra que Dilma venceria no 1º turno

Na primeira pesquisa Ibope de 2014, a presidente aparece com 43% das intenções de voto, contra 15% de Aécio Neves e 7% de Eduardo Campos. A petista manteve o mesmo percentual que tinha em novembro de 2014

Dilma Rousseff © Jefferson Bernardes 03OCT10

Se as eleições fossem hoje, Dilma Rousseff (PT) seria reeleita à Presidência da República, de acordo com a primeira pesquisa Ibope do ano, divulgada ontem. A presidente manteve o mesmo percentual de intenções de voto que tinha em novembro do ano passado: 43%.

Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência, está com 15% das intenções de voto enquanto Eduardo Campos, do PSB, está com 7%. Como o eleitorado de Dilma é maior que a soma dos eleitores dos adversários, a petista venceria no primeiro turno.

Se a disputa fosse entre Dilma, Aécio e Marina, os candidatos receberiam 41%, 14% e 12% dos votos, respectivamente.

Em um eventual segundo turno, Dilma seria vitoriosa contra os três principais adversários – Aécio, Campos e Marina Silva, provável vice da chapa do PSB. A vantagem da presidente é de 27 pontos contra o candidato tucano (47% a 20%), 31 pontos contra Eduardo Campos (47% a 16%) e 24 pontos contra Marina (45% a 21%).

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios entre os dias 13 e 17 de março. A margem de erro da é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A estabilidade da popularidade de Dilma também foi atestada na última pesquisa Datafolha. A aprovação de seu governo continuava, em fevereiro, com os mesmos 41% de novembro. O levantamento do Datafolha também constatou que a presidente seria reeleita no primeiro turno, tanto no cenário em que disputa contra Aécio e Campos quanto no cenário em que disputa contra o tucano e Marina.

Apesar do favoritismo de Dilma, a maioria (64%) do eleitorado afirma esperar que o próximo presidente “mude totalmente” ou “muita coisa” na próxima gestão. Apenas 32% esperam continuidade “total” ou de “muita coisa”.

O Ibope questionou somente aos entrevistados que desejam mudanças se estas devem ser promovidas com Dilma ou com outra pessoa no comando do País. Nesse caso, Dilma tem apoio de apenas 27%. Outros 63% afirmam que querem mudar o País com outro governante.

Quando todo o universo de entrevistados é consultado, o resultado muda. Diante da pergunta “quem tem mais condições de promover as mudanças de que o País ainda necessita?”, Dilma aparece com 41%, com larga vantagem sobre Aécio (14%) e Campos (6%).


Nenhum comentário: